quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Movimento que continua a História


"Viajar é desafiador porque desacomoda e desconforta. E sentir desconforto é, via de regra, muito ruim. Mas é muito bom também.
Porque a forma de experimentar alguma coisa nova em nossas vidas é suportando o desconforto e a dor de rever posicionamentos, valores, crenças que até uma viagem pode oportunizar. É aí que tudo se faz novo. Mesmo que continue tudo igual.
Uma fala costumeira em nosso grupo é que se você não fizer alguma coisa, não perde nada. Entretanto, deixa de ganhar muito.
Assim, não vir a este encontro, é não perder nada porque o que é de cada um já está garantido. Porém quem veio, já ganhou muito com a decisão, o movimento, o esforço, e ganhará muito mais por se permitir vir ao encontro: Encontro do que é novo, com o desconhecido, com o “como será?”. Encontro com colegas de farda, parceiras na construção da história da FAB e da trajetória das mulheres neste nosso país.
E isso não é pouco. E mesmo assim não seremos reconhecidas por isso. Somos invisíveis como os pilares o são.
Por isso estar aqui é, também, reconhecer-se, depois de 31 anos. Dar a nós mesmas esse reconhecimento que nos tira da invisibilidade e nos faz continuar como protagonistas da história que construímos juntas.
É agregar o valor das partes se juntando para formar um todo muito maior e mais fortalecido.
É manter o grupo num movimento que permite continuar a história.
É desejar também, numa perspectiva política, fazer a diferença por um país mais inclusivo e sério.
Assim, de fato, não é pouco o que ganhamos produzindo esse encontro.
Além disso, a emoção da convivência que nos remete há 31 anos pode ser ressignificada para permanecer em cada uma apenas o que realmente importa.
Então esse é o momento, esse é o encontro. Será do jeito que conseguirmos produzir enquanto estivermos juntas, mas será o nosso possível que escreverá a história que iremos lembrar, enquanto a memória permitir.
O Sul sente-se orgulhoso por recebê-las e oferece sua natureza da forma mais bonita e exuberante, para que nessa primavera de 2013 estejamos preparando as sementes para o próximo outono.
Sejamos todos muito abençoados nesse 2º encontro do QFO – movimento que continua a história.
Sintam-se todos muito bem vindos e nossa gratidão por terem aceitado o convite"

Nenhum comentário: